terça-feira, 9 de outubro de 2007

meu tema é virtualidade

Da leitura dos textos pesquisados no google , seguem os trechos por mim, os mais relevantes para o tema :
"A palavra virtual vem do latim medieval virtuale, significando o que existe como faculdade, porém sem exercício ou efeito atual. Provém daí seu segundo significado como algo suscetível de se realizar; potencial.Na filosofia escolástica é virtual o que existe em potência, não em ato, resultando numa terceira referência à virtual como o que está predeterminado e contém as condições essenciais à sua realização" (Rey, 1998:29). Este conceito torna-se muito mais claro ao relacionar com a obra de arte: um exemplo de virtualidade é apresentado nas pinturas do renascimento italiano que através do estudo das leis de projeção da ótica, realizam o processo de transposição de espaços reais (tridimensionais) para um espaço virtual (bidimensional). O virtual aqui é a profundidade de campo que é somente sugerida com a intenção de "causar a ilusão" de espaço em três dimensões. Sem dúvida, existe a idéia de Mimesis (representação da realidade), que governou a criação de imagens por mais de quatro séculos de arte e que motivou a criação de novos meios de representação, como a fotografia, o cinema e, por último, a televisão." 1
"Virtual, deve ser considerado como algo que existe em potência; "complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução, a atualização.". [Levy, 1996, pág. 16]" 2
"A virtualização não é, em nenhum momento, um desaparecimento ou uma ilusão." (levy1996?).
"O real, o possível, o atual e o virtual são complementares e possuem uma dignidade ontológica equivalente" (Lemos, s/d) .

A virtualidade como potência ( em que esta é mais operativa e sugestiva que o poder) ou como o possível è: " ...exatamente como o real, só lhe falta a existência" [Levy, 1996, pág. 16].Numa estreita relação entre os conceitos,o virtual existe ,o real subsiste ,o potencial insiste e o atual acontece.

O virtual e o presencial são reais, contudo, o virtual não é o atual.

Referências bibliográficas:

1.NUNES,Fàbio Oliveira,2004.http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=5652http://
www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=5652

2.Pierre; O Que é o Virtual, (1996) São Paulo, Editora 34

Um comentário:

Jaqueline disse...

Ai meu Deus! Esse conceito é sem dúvida filosófico, acho que ainda tenho muito o que pesquisar a respeito do mesmo, no sentido de solidificar mais o meu entendimento, mas olha só que descoberta! somos seres virtuais estamos a todo instante em processo de mudança, assim ficou em minha mente a idéia de que virtualidade é um processo que está a todo momento em possibilidade de mudança, não é?